Total de visualizações de página

sábado, 2 de julho de 2016

Quero adotar uma criança, como é o processo de adoção?

Para adotar você precisa de uma HABILITAÇÃO DE PRETENDENTE À ADOÇÃO!

Para começar, vá até a Vara da Infância e Juventude da sua cidade e peça o requerimento de inscrição para Habilitação de Pretendente a Adoção e lista de documentos necessários para dar entrada no processo.
Preencha o requerimento e organize a documentação, abaixo:
  1. Cópia dos documentos pessoais (Carteira de Identidade, CPF, Certidão de Casamento, se casado, ou Certidão de Nascimento, se solteiro, sendo que as certidões deverão ser de expedição recente);
  2. Comprovante de residência;
  3. Comprovante de rendimentos ou declaração equivalente;
  4. Atestado ou declaração médica de sanidade física e mental;
  5. Atestado de Antecedentes Criminais;
  6. Certificado de participação em programa ou curso de preparação psicossocial e jurídica, a ser organizado pelo Juízo da Infância e da Juventude e por suas Seções Técnicas de Serviço Social e Psicologia.


Entregue requerimento preenchido e documentação na Vara da Infância e Juventude e aguarde convocação para as entrevistas com a equipe técnica e vaga no curso preparatório. Defina o perfil da criança ou crianças que você pretende adotar (idade, sexo, raça, aceita grupo de irmãos, aceita doenças tratáveis ou não-tratáveis, etc).
Após todas as entrevistas, aguarde o laudo psicossocial que será emitido pela a equipe técnica, constando um parecer favorável ou não ao seu requerimento. Este Laudo será encaminhado ao Ministério Público e ao juiz da Vara de Infância e após será encaminhado para decisão do Juiz – Com o Laudo da equipe técnica da Vara e o parecer emitido pelo Ministério Público em mãos o juiz tomará sua decisão.

DECISÃO DO JUIZ: PROCESSO DEFERIDO OU INDEFERIDO

Em caso de deferimento, será emitida a “Habilitação para adoção” e a Inclusão do seu nome no CNA –  Cadastro Nacional de Adoção!!!

E agora é só aguardar até que a equipe técnica tenha em mãos o processo de uma criança ou crianças com o perfil compatível com o perfil definido por você na “Habilitação para adoção”, respeitando a ordem cronológica dos pretendentes na fila (CNA).
Procure um grupo de apoio à adoção e não se esqueça do seu pré-natal da gestação do coração!
Boa sorte no seu processo e gestação do coração!
http://gravidezinvisivel.com/quero-adotar-como-e-o-processo-de-adocao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um recadinho, quero saber sua opinião!