Total de visualizações de página

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Casamento...violencia...adultério....divórcio

Estava lendo essa semana uma matéria em um site cristão "Ministerio casados em Cristo" que me inscrevi para receber ensinamentos e tirar duvidas acerca de casamento, eu recebo em meu email as atualizações do site e essa semana eu recebi um sobre divorcio, o tema era:

violência contra a mulher e o divórcio


Super me identifiquei com esse tema pois infelizmente foi minha situação por três longos anos.
Não é tão dificil falar sobre isso, mas a maioria das mulheres tem medo ou vergonha, não que eu não tenha mas as vezes é preciso falar, vai que alguém nessa situação esteja lendo agora meu blog? já não se sentirá sozinha e saberá que há esperança após tudo isso...é doloroso, machuca pensar que você se tornou uma vitima de abuso doméstico e psicológico mas vale também pensar que você está viva e que pode continuar lutando...no meu caso os abusos eram constantes mas não tanto os físicos, mas aqueles que não deixam marcas, que machucam no mais intimo e que se contar a alguem podem dizer que você está ate fantasiando tudo..abusos psicológicos:
O abuso psicológico é, às vezes, tão ou mais prejudicial que o abuso físico, e se caracteriza por rejeição, depreciação, discriminação, humilhação, desrespeito e punições exageradas. Não é um abuso perpetrado predominantemente pelos homens, como é o caso do abuso físico. Ele existe em iguais proporções em homens e mulheres. Trata-se de uma agressão que não deixa marcas corporais visíveis, mas emocionalmente causa cicatrizes indeléveis para toda a vida.

Outra forma de abuso psicológico é fazer o outro se sentir inferior, dependente, culpado ou omisso. É um dos tipos de agressão emocional dissimulada mais terrível. A mais virulenta atitude com esse objetivo é quando o agressor faz tudo corretamente, impecavelmente certinho, não com o propósito de ensinar, mas para mostrar ao outro o tamanho de sua incompetência.

A Agressão Psicológica é especialidade do meio familiar, e muito possivelmente, dos demais relacionamentos íntimos, chegando-se ao requinte de agredir intencionalmente com um falso aspecto de estar fazendo o bem ou de não saber que está agredindo. O simples silêncio pode ser uma agressão violentíssima. Isso ocorre quando algum comentário, uma posição ou opinião é avidamente esperado e a pessoa, por sua vez, se fecha num silêncio sepulcral, dando a impressão politicamente correta de que “não fiz nada, estava caladinho em meu canto...”. Dependendo das circunstâncias e do tom como as coisas são ditas, até um simples “acho que você precisa voltar ao seu psiquiatra” é ofensivo ao extremo, assim como um conselho falsamente fraterno, do tipo “não fique nervoso e não se descontrole”.

As atitudes agressivas refletem a necessidade de uma pessoa produzir alguma reação negativa em outra, despertar alguma emoção desagradável. As razões dessa necessidade são variadíssimas e dependem muito da dinâmica própria de cada família. Podem refletir sentimentos de mágoa e frustrações antigas ou atuais, podem refletir a necessidade de solidariedade emocional não correspondida (estou mal, logo todos devem ficar mal), podem representar a necessidade de sentir-se importante na proporção em que é capaz de mobilizar emoções no outro.... enfim, cada caso é um caso.


(Fragmentos do texto Postado por Virgilio Nascimento)


Sim, eu sobrevivi a isso, embora hoje tenha marcas, mas estou viva e cheia de vida e expectativas...embora hoje em dia eu esteja mais resguardada e sou mais observadora também.
Convivi com uma pessoa entre os anos de 2011 e 2014, anos terríveis que estou aprendendo a esquecer, as vezes se me perguntam algo sobre esses anos há um certo bloqueio em minha mente, como não preciso relatar todos os detalhes sombrios eu posso escrever ainda sobre isso, mas sim meu ex-marido era extremamente dissimulado, controlador e persuasivo...

Sabia como, onde e quando agir...e depois de tudo ainda tinha o bonus de dizer: tudo isso foi culpa sua, você quem quer assim...portanto a culpada dos maus tratos era eu!
Hoje eu posso perceber que tudo aquilo era só um disfarce para ele me manipular, me dominar e pra que eu nunca soubesse quem ele era, pois mesmo me tratando mal, na frente de outros ele era uma ótima pessoa, e para encobrir todas as traições e todas as mulheres que ele colocava dentro de casa quando eu saia para trabalhar!

Bem, tudo nessa vida passa...se as coisas boas passam, as ruins também! Hoje eu aguardo que a divina recompensa alcance ele e que ele tenha um bom pagamento de tudo que fez comigo e até com outras pessoas...Não é tão difícil detectar um homem assim pois ele pode te levar às nuvens em um instante e em outro ele vai simplesmente fazer com que você se sinta a pior mulher, a pior dona de casa, a pior pessoa e depois de mais um minuto ele vai fazer você se sentir amada novamente e ai a louca da história vai ser você e não ele se não pular fora logo...considero que esse período negro da minha vida em que vivi dessa forma foi um pseudo-aprendizado, pois ao menos sei identificar uma criatura dessa quando se aproximar de mim novamente!

Pois sim, eu irei retomar minha vida, eu irei me permitir ser feliz de novo, eu irei logo em breve ter um filho adotado que seja, mas será meu, terei a familia que sempre desejei e que fui desviada estando com ele, portanto se uma mulher sofre violência e puder denunciar, sair do local e refazer sua vida, não tenha medo...vá! é melhor ser divorciada e viva do que casada e morta!

E as mulheres que nunca passaram por isso, mas que percebem que as vezes seu marido é rude alem do desejado, observem mais e tomem uma atitude...ninguem tem o direito de te diminuir, menosprezar ou atacar com palavras.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um recadinho, quero saber sua opinião!