Total de visualizações de página

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Garota se mata para salvar pai e irmão na Índia

Fiquei chocad ao ler essa matéria:
Ela queria doar os órgãos para familiares doentes, mas carta deixada contando isso, só foi descoberta após cremarem seu corpo. Um caso de amor familiar, ocorrido na Índia, mas que terminou em tragédia. Está circulando nos principais jornais eletrônicos do mundo desde ontem. “Uma garota indiana de 12 anos se matou para doar seus órgãos para seu pai e seu irmão”, noticiou ontem o jornal impresso indiano “The Times of Índia” e logo foi reproduzido. Mas a história guarda ainda o capítulo final.

A reportagem, disponível nos sites, conta que a menina Mumpy Sarkar, de 12 anos, fazia parte de uma família muito pobre de Jhorpara, na região de Bengala. Mridul, seu pai, precisava de um transplante de córneas, pois estava ficando cego.

Ao mesmo tempo, a família sofria com a doença de Monojit, irmão de Mumpy, que precisava de um transplante de rins para não morrer. Como a família não tinha condições de pagar cirurgias e achar doadores compatíveis é sempre muito difícil, o desespero tomou conta de todos.

Mumpy acreditou que tinha condições de solucionar todos esses problemas. Planejou matar-se e que seus órgãos seriam doados para salvar seus familiares. Porém, ai vem à parte mais chocante de toda história verídica, foi encontrado um bilhete suicida em que ela explica seus motivos e o desejo de ajudar o pai e o irmão só foi encontrado após a cremação do corpo, como é de costume acontecer na Índia.

Somente depois de ver que a irmã perdeu a vida. Monica, irmã mais velha de Mumpy, contou que sabia do plano da caçula que tentou inclusive convencê-la a fazer o mesmo, caso algo desse errado. Mas Monica não aceitou e não acreditou que a menina tivesse de fato coragem de se matar. Mumpy bebeu grande quantidade de pesticida e morreu mesmo depois de ter sido levada a um hospital da região. “Demoramos muito para entender os sentimentos de uma criança muito sensível” lamenta Mridul, pai de Mumpy.

No documento deixado em forma de carta e para outros em forma de bilhete, endereçado À mãe, a garota pedia para que doassem suas córneas ao pai e seus brins a seu irmão. Quando soube o motivo do suicídio da menina, a mãe de Mumpy entrou em estado de choque. Mumpy teria escutado uma conversa de família em que seu pai disse que somente uma cirurgia salvaria sua visão e um transplante de rim daria esperanças ao seu irmão Monojit, que sofreria de uma doença renal crônica. No entanto, o custo das duas cirurgias é alto demais para as condições financeiras da família.

“Eles chagaram a pedir ajuda ao Estado e concedemos algum dinheiro par o tratamento do garoto. Mas a tragédia aconteceu de repente e acabou com tudo”, disse Tapas Tarafdar, líder politico local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um recadinho, quero saber sua opinião!