Total de visualizações de página

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Manhã de Sexta-feira: Família?!

Bom dia, abençoado e alegre na presença de DEUS, o Eterno!
hoje recebi um e-mail que achei interessante, não gosto muito de passar correntes pela net, é chato e nem todos tem interesses, mas quando fala de família, respeito, amor ao próximo eu me interesso em ler, então li esse que fala sobre família, algo que nasceu no coração de DEUS e está sendo deturpado pelas misérias da sociedade. o texto na realidade dá dicas legais, embora a maioria deles eu ja tivesse ouvido da parte de meus pais, posso dizer que tive uma educação relax por que gosto de disciplina, mas em comparação a algumas pessoas que conheço minha educação pode ter sido considerada severa, inúmeras vezes ja me peguei dizendo " ah se fosse eu não sobrava um dente", rsrs, não que meus pais fossem quebrar meus dentes mas pelo fato do respeito que eu tinha por eles e pela educação eu sabia q chamar minha mãe de maluca ou soltar algum palavrão eu ia "ter o meu", mas hoje, as crianças mal nascem e já imperam em casa, há uma inersão de valores muito grande e ao invés de obedecer aos pais, os pais que obedecem os filhos, uma vez li num artigo que alguns filhos são como 'pequenos tiranos", autoritários, ditadores, egoístas e os pais simplesmente acham graça e dizem "olha como ele fala, quando quer uma coisa saia debaixo", outra coisa que me dá asco é quando a mãe fala: eu não posso com ele!
Penso então " e pra que teve?", é um absurdo o pai nao exercer autoridade perante seu filho e ser manobrado por ele, meu pai era alcoolatra e eu o respeitava, embora muitas vezes ficava chateada, com raiva mesmo de tudo que ele aprontava no auge de sua cachaça maluca, mas nunca deixei de o desrespeitar sabe por que? Minha mãe dizia: é seu pai e tem q ser respeitado, sei que é uma coisa arcaica, mas dormir e acordar sem pedir a benção? ai ai...quando em situação de revolta eu não pedia a benção ao meu pai minha mãe logo dizia ta de mal com seu pai? Pois é eu tive uma mãe guerreira que com oito filhos e um marido bêbado nenhum deu para marginal, nenhuma filha para prostituta e nenhuma vagabundo drogado!
tenho irmao militar, pastor, tenho irmã professora, na área de enfermagem e graças a DEUS somos todos pessoas de bem e meu pai que não era nenhum santo teve carinho e amor de todos os filhos apesar de todas as maluquices que fazia e ao morrer ele ouviu de todos os filhos que amavamos ele, e o mais interessante é que o filho que ele mais rejeitou durante a vida quase toda foi o primeiro a ve-lo morto e o único a vestir ele, eu não posso dizer se alguem sentiu mais ou menos a morte dele, mas sei que todos sentimos muita dor e tristeza ao ve-lo partir, e abraçamos nossa mãe de tal forma que ela agora virou nossa filha! Ora minha mãe concluiu o ensino médio juntamente com minha irmã, veio do interior mas soube nos educar sem precisar de psicopedagogias e psicologias nem super nanny, devido valores de família que ela possuia, o que leva uma mãe a ir na boca de fumo comprar droga para seu filho? Minha mãe teve propostas para ficar livre da "Cachaça" de meu pai, mas ela teria que nos deixar pois a casa que ofereceram a ela somente tinha lugar para ela, e por que hoje vemos tantas mães que abandonam seus bebês em sacos de lixo? Com 30 anos minha mãe ja tinha 7 filhos, quando eu nasci ela ia fazer 42 e nem por isso precisou mendigar e colocar os filhos para pedir esmolas, minha mãe já lavou "de ganho", já costurou para fora, já fez costuras emfábricas e por que hoje as mulheres não podem dar um pouquinho do seu suor para trabalhar?
Fico impressionada com tal desprezo e desmalzelo pela vida. Não fomos a vida toda criados em lar cristão, antes minha mãe era católica e ainda eu fui batizada na igreja católica, mas mesmo assim minha mãe soube nos passar valores éticos fundamentais e isso independe de religião, de posição social pois somos pobres (eu sou rica é da graça de DEUS), sou negra, sou mulher e isso independe também de raça e sexo.
Que DEUS em sua infínita graça e misericórdia nos mostre o caminho a seguir, que ELE toque em nossos corações para que as nossas crianças sejam amadas, para que nossos idosos não sejam jogados num azilo´sem carinho e nem amor, para que ninguem mais encontre bebês jogados no lixo e nem nossas meninas e meninos não sejam mais violados, nem tenham que ficar na sinaleira mendigando pão, que DEUS tenha misericórdia de nossas famílias, que nenhuma mãe tenha que passar pela humilhação de ter seu filho nas ruas comprando drogas nem presos por furto ou tráfico, que DEUS ilumine nosso caminhar,
em nome de JESUS, essa é a oração que faço nessa manhã de sexta-feira. Amém!


Bem segue o texto:
Palestra ministrada pelo médico psiquiatra Dr. Içami Tiba, em Curitiba.

1. A educação não pode ser delegada à escola.
Aluno é transitório.
Filho é para sempre.

2. O quarto não é lugar para fazer criança cumprir castigo.
Não se pode castigar com internet, som, tv, etc...
3. Educar significa punir as condutas derivadas de um comportamento errôneo. Queimou índio pataxó, a pena (condenação judicial) deve ser passar o dia todo em hospital de queimados.

4. É preciso confrontar
o que o filho conta com a verdade real.
Se falar que professor o xingou, tem que ir até a escola e ouvir o outro lado, além das testemunhas.
5. Informação é diferente de conhecimento.
O ato de conhecer vem após o ato de ser informado de alguma coisa.
Não são todos que conhecem.
Conhecer camisinha e não usar significa que não se tem o conhecimento da prevenção que a camisinha proporciona.

6. A autoridade deve ser compartilhada entre os pais.
Ambos devem mandar. Não podem sucumbir aos desejos da criança. Criança não quer comer? A mãe não pode alimentá-la. A criança deve aguardar até a próxima refeição que a família fará. A criança não pode alterar as regras da casa. A mãe NÃO PODE interferir nas regras ditadas pelo pai (e nas punições também) e vice-versa. Se o pai determinar que não haverá um passeio, a mãe não pode interferir. Tem que respeitar sob pena de criar um delinquente.
7. Em casa que tem comida, criança não morre de fome .
Se ela quiser comer, saberá a hora.
E é o adulto quem tem que dizer QUAL É A HORA de se comer e o que comer.

8. A criança deve ser capaz de explicar aos pais a matéria que estudou e na qual será testada. Não pode simplesmente repetir, decorado. Tem que entender.
9. É preciso transmitir aos filhos a ideia de que temos de produzir o máximo que podemos. Isto porque na vida não podemos aceitar a média exigida pelo colégio: não podemos dar 70% de nós, ou seja, não podemos tirar 7,0.
10. As drogas e a gravidez indesejada estão em alta porque os adolescentes estão em busca de prazer. E o prazer é inconsequente.

11. A gravidez
é um sucesso biológico e um fracasso sob o ponto de vista sexual.
12. Maconha não produz efeito só quando é utilizada. Quem está são, mas é dependente, agride a mãe para poder sair de casa, para fazer uso da droga . A mãe deve, então, virar as costas e não aceitar as agressões. Não pode ficar discutindo e tentando dissuadi-lo da idéia. Tem que dizer que não conversará com ele e pronto. Deve 'abandoná-lo'.
13. A mãe é incompetente para 'abandonar' o filho. Se soubesse fazê-lo, o filho a respeitaria. Como sabe que a mãe está sempre ali, não a respeita.
14. Se o pai ficar nervoso porque o filho aprontou alguma coisa, não deve alterar a voz. Deve dizer que está nervoso e, por isso, não quer discussão até ficar calmo. A calmaria, deve o pai dizer, virá em 2, 3, 4 dias. Enquanto isso, o videogame, as saídas, a balada, ficarão suspensas, até ele se acalmar e aplicar o devido castigo.
15. Se o filho não aprendeu ganhando, tem que aprender perdendo.
16. Não pode prometer presente pelo sucesso que é sua obrigação. Tirar nota boa é obrigação. Não xingar avós é obrigação. Ser polido é obrigação. Passar no vestibular é obrigação. Se ganhou o carro após o vestibular, ele o perderá se for mal na faculdade.
17. Quem educa filho é pai e mãe. Avôs/avós não podem interferir na educação do neto, de maneira alguma. Jamais. Não é cabível palpite. Nunca.
18. Muitos avôs/avós são desequilibrados ou mesmo loucos. Devem ser tratados. (palavras dele).
19. Se a mãe engolir sapos do filho, ele pensará que a sociedade terá que engolir também.
20. Videogames são um perigo: os pais têm que explicar como é a realidade, mostrar que na vida real não existem 'vidas', e sim uma única vida. Não dá para morrer e reencarnar. Não dá para apostar tudo, apertar o botão e zerar a dívida.
21. Professor tem que ser líder. Inspirar liderança. Não pode apenas bater cartão.
22. Pais e mães não pode se valer do filho por uma inabilidade que eles tenham. 'Filho, digite isso aqui pra mim porque não sei lidar com o computador'. Pais têm que saber usar o Skype, pois no mundo em que a ligação é gratuita pelo Skype, é inconcebível pagarem para falar com o filho que mora longe.
23. O erro mais frequente na educação do filho é colocá-lo no topo da casa. O filho não pode ser a razão de viver de um casal. O filho é um dos elementos. O casal tem que deixá-lo, no máximo, no mesmo nível que eles. A sociedade pagará o preço quando alguém é educado achando-se o centro do universo.
24. Filhos drogados são aqueles que sempre estiveram no topo da família.

25. Cair na conversa do filho
é criar um marginal. Filho não pode dar palpite em coisa de adulto. Se ele quiser opinar sobre qual deve ser a geladeira, terá que mostrar qual é o consumo (KWh) da que ele indicar. Se quiser dizer como deve ser a nova casa, tem que dizer quanto isso (seus supostos luxos) incrementará o gasto final.
26. Dinheiro 'a rodo' para o filho é prejudicial. Mesmo que os pais o tenham, precisam controlar e ensinar a gastar.

 
"A mãe (ou o pai!) que leva o filho para a igreja, não vai buscá-lo na cadeia..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um recadinho, quero saber sua opinião!